A bonita vila de Castelo de Vide acolheu, hoje, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. Com a participação de várias escolas do Alto Alentejo, foi uma tarde diferente aquela que se viveu na presença de alunos, pais, professores e de muitos outros elementos que colaboraram na organização desta iniciativa, como é o caso do Município e da Biblioteca Muncipal de Castelo de Vide. Foi nesta biblioteca que teve lugar a prova escrita, realizada por cerca de 30 alunos, do 3.º ciclo e do ensino secundário.
Dirigimo-nos, depois, para o Cine-Teatro da vila, onde algumas alunas da Escola Silvina Candeias nos «brindaram» com momentos de dança que serviram para que os nossos alunos descontraíssem, antes de saberem quem passaria à prova oral. Esta prova era constituída por duas partes: a leitura de um excerto retirado de uma das obras lidas e a apresentação de argumentos para justificar a escolha de um dos livros para oferecer a alguém. Dos seis alunos, de 3.º Ciclo, apurados tivemos o grato prazer de ouvir o nome de uma aluna da nossa escola: a Laura Oliveira passou à prova oral e defendeu muito bem o nome da nossa escola.
Depois das prestações dos doze alunos (seis de 3.º ciclo e seis de ensino secundário),o júri reuniu uma vez mais e, enquanto isso, a Câmara Municipal de Castelo de Vide teve a gentileza de oferecer um lanche, composto por iguarias alentejanas, a todos os participantes e respectivos acompanhantes. Este foi, também, um momento de convívio e de declarações para a RTP, estação que irá divulgar esta fase do Concurso Nacional de Leitura num dos programas «Portugal no Coração» da próxima semana.
Os resultados foram, então, divulgados e a nossa Laura alcançou um honroso 3.º Lugar. Quem sabe ainda nos representará na fase nacional, que terá lugar em Lisboa...
Todos os participantes estão de parabéns pelas suas prestações.
Uma palavra especial de agradecimento à D. Idalina Semedo e à D. Carla Perestrelo que nos acompanharam, enquanto encarregadas de educação.
sábado, 30 de abril de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário