sábado, 16 de outubro de 2010

3.º Ciclo

Caros cidadãos portugueses, caros homens e mulheres, crianças, idosos, jovens, todos aqui presentes e confiantes de um Portugal melhor, com mais oportunidades, com mais hipóteses de acreditar numa vida estável, confortável e digna de ser vivida por todos.

Eu, Presidente da República, eleito por vós, na esperança de fazer mais e melhor, apresento-me hoje diante de todos, com a certeza de que, com as propostas que apresento, vou contribuir para a a evolução a todos os níveis, económico, social, ambiental, educacional... Consciente das dificuldades, apresento uma lista de propostas com vista à criação de postos de trabalho para que todos possam receber um ordenado digno no fim do mês. Assim, apresentarei projectos para a criação de fábricas que produzam artigos nacionais que possam ser exportados, como por exemplo produtos em cortiça, pois o nosso país é rico neste material.
A educação é outro aspecto que não posso, de modo algum, esquecer; criarei escolas melhores, acessíveis a todos, e, sobretudo, investirei nos estudos superiores, tornando-os mais acessíveis a todas as classes sociais, nomeadamente com a isenção de propinas.
No campo social, promoverei a criação de espaços de diversão e lazer, construindo parques, cinemas mais perto de todos e não apenas nas grandes cidades.
Gostaria, por fim, de tocar num assunto delicado a que muita gente «fecha os olhos»: a questão ambiental. É necessário desenvolver programas que promovam a protecção do ambiente, por exemplo, dando privilégios àqueles que já o fazem, privilégios reais e visíveis, como descontos na factura da água, luz... para que as pessoas se consciencializem de que é importante cuidar do ambiente. Há problemas graves que nos afectam a todos e não apenas os ursos polares, do outro lado do mundo.
Na certeza de que percebem a importância destas questões, despeço-me com a promessa de cumprir o meu dever enquanto representante deste Povo, desta Nação.

Rita Pedro

Sem comentários: