Relato da Visita de estudo
No dia 12 de Maio, nós, alunos do 6ºA, realizámos uma visita de estudo ao parque e ao Palácio da Pena, em Sintra.
Partimos da nossa escola às 7h30m, no novo autocarro da câmara.
Parámos por volta das 9h30m para tomar o pequeno -almoço. Continuámos a viagem até que às 12h, finalmente, chegámos a Sintra.
Na entrada para o Parque da Pena vimos o senhor da bilheteira que estava rodeado de aves. Fomos subindo durante muito tempo e encontrámos muitas cancelas, alguns parques de merendas, e rapidamente entrámos numa estrada de alcatrão. Depois de muito subir, parámos uma vez para beber água e poucos minutos depois de passarmos pela bilheteira, parámos finalmente para almoçar, por volta das 13h30m.
Já depois de jogarmos a vários jogos e descansarmos um pouco, às 15h descemos para ir ao encontro do guia.
Primeiro visitámos o jardim da Rainha. Este jardim já fora uma horta, que mais tarde foi transformada, por D. Fernando, num lindo jardim para a Rainha D. Amélia. Haviam muitas espécies de plantas, nomeadamente a 'Taxus Baccata', uma árvore tóxica que veio da Europa, do Norte de África e do Sudeste da Ásia. De seguida fomos para uma parte do jardim, de forma rectangular, onde encontrámos uma árvore gigante chamada 'Sequóia sempervirens', que veio da América do Norte e ficámos a saber que a maioria das plantas desta espécie vive até 2000 anos. Depois ainda vimos algumas espécies como a 'caméllia sa sanqua' e a 'cupressus macrocarpa'. Mais tarde, fomos à Loja da Pena, onde pudemos comprar algumas recordações, eu comprei uma caneta.
Já depois de termos visto várias plantas, chegámos finalmente ao ponto mais alto da Serra de Sintra, o Palácio da Pena.
Ainda tivemos que subir um pouco mais até à entrada do Palácio, construído por ordem de D. Fernando.
Na entrada vimos uma chave que, segundo reza a história, abre um tesouro escondido no Palácio. Já mais à frente vimos um brasão e duas guaritas com cúpulas mouriscas.
Demos, depois, meia-volta ao Palácio e vimos lindas paisagens. Seguimos, então, para a capela, a parte original do antigo Mosteiro dos Frades Jerónimos, onde vimos várias sepulturas. Mais tarde chegámos à minha parte favorita, o Tritão, que é uma criatura meio homem, meio peixe.
Por fim, visitámos o Claustro Manuelino, a parte original do antigo Mosteiro do séc. XVI, com vários azulejos árabes. O claustro tinha algumas portas, uma delas dava para o quarto da Rainha que de momento se encontrava encerrado devido a obras de restauro. Vimos a estátua de D. Fernando, vários monumentos árabes e ainda uma grandiosa salva de prata. Visitámos a cozinha com vários tachos da época.
Descemos, depois, umas escadas que nos levaram a um café onde comermos um gelado enquanto apreciámos a linda estátua do guerreiro.
Saímos do Palácio da Pena e descemos toda a Serra de Sintra por um atalho. Ainda tivemos tempo para comprar algumas queijadas de Sintra e depois entrámos no autocarro que nos trouxe até Arronches, onde chegámos já às 22h.
Apesar de já ter visitado o palácio, gostei desta visita de estudo porque, com a visita guiada, fiquei a saber bastantes factos históricos que desconhecia.
João Garção, Nº 14, 6.ºA
terça-feira, 18 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário