1.º Ciclo
sexta-feira, 25 de maio de 2012
sexta-feira, 11 de maio de 2012
A Felismina Cartolina, o Palhaço Avaria, a Estrelinha Pálida, e muitas outras personagens, fizeram-nos companhia na tarde de hoje e, através do seu «criador», deram-nos a conhecer as suas fantásticas aventuras.
Pedro Seromenho encantou-nos com as suas magníficas histórias e deliciou-nos com excelentes ilustrações feitas «em direto»!
Escritor e ilustrador talentoso, mostrou-se, também, uma pessoa muito simpática e divertida, cativando os meninos e despertando neles o gosto e a curiosidade pelos livros, pelas histórias, pela magia das palavras.
O mundo dos números ficou a perder (Pedro Seromenho é economista), o mundo das letras e das imagens ficou a ganhar. Obrigada, Pedro!
Deixamos, também, uma palavra de agradecimento à professora Teresa Semedo, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, às educadoras e professores de 1.º ciclo que motivaram os alunos e ajudaram na realização de excelentes trabalhos sobre as obras do escritor, à direção que permitiu a aquisição dessas mesmas obras, aos encarregados de educação que participaram nesta atividade.
Deixamos, também, uma palavra de agradecimento à professora Teresa Semedo, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, às educadoras e professores de 1.º ciclo que motivaram os alunos e ajudaram na realização de excelentes trabalhos sobre as obras do escritor, à direção que permitiu a aquisição dessas mesmas obras, aos encarregados de educação que participaram nesta atividade.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
sábado, 28 de abril de 2012
Concurso Nacional de Leitura 2012
E não havia melhor forma de terminar a Semana da Leitura! A nossa Laura Oliveira ficou em 2.º lugar na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.
Esta iniciativa teve lugar no dia de hoje, na Biblioteca Municipal e no Centro Cultural de Fronteira, e entre cerca de 25 participantes que realizaram a prova escrita, a Laura passou à prova oral, juntamente com 5 colegas de outras escolas, e obteve um honroso 2.º lugar.
A Câmara Municipal de Fronteira ofereceu a todos os participantes um excelente programa para ocupar a tarde de sábado e, desde a visita ao interessante Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros, ao lindíssimo bolo com que deliciaram todos os participantes e acompanhantes, viveram-se magníficos momentos de convívio e de leituras. Foi, também, um prazer conhecer o escritor e ilustrador Afonso Cruz, membro do júri.
Parabéns à Beatriz, à Laura e à Mariana que representaram, muito bem, a nossa escola. Um agradecimento especial aos pais que acompanharam as alunas e incentivaram a sua participação nesta iniciativa.
Semana da Leitura 2012
É difícil escolher «o melhor momento» da 6.ª edição da Semana da Leitura na nossa escola.
Desde as leituras partilhadas, ao Café com Livros, passando pelas conversas com Helena Afonso e Miguel Gouveia, foram muitas as oportunidades que todos tivemos para aprender e conhecer novas coisas e novas pessoas.
Alunos e professores, do pré-escolar ao 3.º ciclo, direção do agrupamento, autarquia, associação de pais, todos deram no seu melhor na preparação e organização das várias atividades que decorreram ao longo da semana. Encarregados de Educação e outros familiares deram a melhor resposta que se podia esperar: aceitaram o nosso convite e participaram com entusiamo nos diferentes momentos.
25 anos da nossa escola, 25 de abril, 25 anos após a morte de Zeca Afonso, 25 instantes, ou talvez mais, que ficarão na nossa memória…
Convidámos os irmãos mais velhos a ler às turmas dos irmãos mais novos e as expressões de felicidade dos mais pequeninos não deixaram ninguém indiferente. Convidámos alunos do 3.º ciclo a ler aos alunos do pré-escolar, do 1.º e do 2.º ciclo e todos nos surpreenderam com a prontidão com que acederam ao nosso pedido. Agradecemos à Rafaela, à Laura, à Joana Trindade, à Laura Oliveira, à Beatriz Trindade, ao Duarte Crespo, à Daniela Lopes, à Margarida Romão… pelas magníficas leituras que proporcionaram aos mais novos.
Convidámos os irmãos mais velhos a ler às turmas dos irmãos mais novos e as expressões de felicidade dos mais pequeninos não deixaram ninguém indiferente. Convidámos alunos do 3.º ciclo a ler aos alunos do pré-escolar, do 1.º e do 2.º ciclo e todos nos surpreenderam com a prontidão com que acederam ao nosso pedido. Agradecemos à Rafaela, à Laura, à Joana Trindade, à Laura Oliveira, à Beatriz Trindade, ao Duarte Crespo, à Daniela Lopes, à Margarida Romão… pelas magníficas leituras que proporcionaram aos mais novos.
quinta-feira, 19 de abril de 2012
SEMANA DA LEITURA 2012
O Plano Nacional de Leitura convidou e nós aceitámos o convite. A próxima semana vai ser «em grande», recheada de livros, de leituras e de bons momentos. Tendo por base o tema deste ano, «Cooperação/Solidariedade», convidamos TODOS a lerem com TODA A GENTE em TODO O LADO!
Convidamos toda a comunidade educativa a visitar a nossa escola e a participar nas atividades que organizámos para despertar nos nossos alunos, e em toda a gente, o gosto pela leitura, pela música, pela nossa cultura.
Prestamos homenagem a Zeca Afonso, cantamos abril, vemos as estrelas, ouvimos histórias, dizemos poemas… tudo terá muito mais encanto com a presença de todos vós.
Compareçam e … tragam outro amigo também!
Subscrever:
Mensagens (Atom)



