Em outubro, aquando da comemoração do Dia da Biblioteca Escolar, pedimos aos alunos de 2.º ciclo que, de uma forma divertida, encontrando «cocas» escondidos na Biblioteca, jogassem ao «Quantos queres?» e elaborassem histórias a partir dos vários elementos que lhes coubessem em sorte.
A história foi iniciada na BE, concluída em Língua Portuguesa ou em Estudo Acompanhado, área onde (também)se fez o processamento de texto e as respetivas ilustrações.
O resultado final é agora divulgado.
Obrigada a todos os alunos e professores envolvidos.
Myebook - Contos de (en)cantar
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
domingo, 5 de fevereiro de 2012
Leitores Sonhadores
A nossa escola aderiu à proposta: participação no concurso «Leitores Sonhadores», promovido pelos serviços de coordenação interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares com o apoio da RBE, Direção Regional de Educação do Alentejo, Plano Nacional de Leitura, Instituto Politécnico de Portalegre /Escola Superior de Educação de Portalegre, Editora Paleta de Letras e Autarquias da região.
Na sequência da dinâmica criada pelo anterior “Um leitor é um sonhador”, organizado pela DRE Alentejo, ao longo dos anos letivos de 2008/09, 2009/10 e 2010/11, o concurso tem como objetivos a promoção da leitura e o desenvolvimento da expressão e compreensão escrita/oral, e contempla 4 categorias de alunos, do 3º ao 6º ano do ensino básico.
Os nossos alunos «prestarão provas» no próximo dia 10, sexta-feira. Boa sorte a todos!
cartaz
Na sequência da dinâmica criada pelo anterior “Um leitor é um sonhador”, organizado pela DRE Alentejo, ao longo dos anos letivos de 2008/09, 2009/10 e 2010/11, o concurso tem como objetivos a promoção da leitura e o desenvolvimento da expressão e compreensão escrita/oral, e contempla 4 categorias de alunos, do 3º ao 6º ano do ensino básico.
Os nossos alunos «prestarão provas» no próximo dia 10, sexta-feira. Boa sorte a todos!
cartaz
domingo, 15 de janeiro de 2012
sábado, 14 de janeiro de 2012
«A iniciativa «Andakatu vai à escola» é uma das atividades que faz parte do Projeto Andakatu - Educação pelasartes e património. Este é coordenado pelo Museu de Arte Pré-Histórica de Mação, cuja dinâmica de trabalho com crianças é de referência nacional, tendo sido selecionado pelo canal Panda para apresentar a arqueologia às crianças.
Esta atividade desenvolve-se dentro de uma perspetiva de experimentação lúdico pedagógica, mas também como complemento prático dos conteúdos programáticos referentes à Pré-História, Expressão Artística e Educação Visual. Num discurso próprio para crianças e jovens os monitores do atelier contam de forma experimental, isto é, reproduzindo os utensílios, a história da evolução humana.»
http://www.casarioribatejano.com/conteudos/user/1/File/museu_macao/actividades%20do%20museu%20de%20ma%C3%A7%C3%A3o.htm
E foram momentos de verdadeira aprendizagem aqueles que se viveram na nossa biblioteca, na tarde de 4.ª feira, dia 11. Numa iniciativa do departamento de ciências sociais e humanas, mais concretamente da professora Cecília Simões, com a preciosa colaboração das professoras estagiárias Joana Romeiro e Naíde Honório, o ANDAKATU veio à nossa escola e, de uma forma verdadeiramente aliciante, deu a conhecer aos alunos de 5.º ano pequenas maravilhas da nossa história.
Porque se tratou de um complementoaos trabalhos práticos já realizados, com os quais se organizou uma exposiçãojá aqui divulgada, porque o discurso se adequou perfeitamente ao nível etário,porque puderam «mexer» nos utensílios e pôr em prática técnicas (muito) antigas… as expressões faciais dos nossos alunos não deixavam margem para dúvidas:é tão bom aprender e saber sempre mais sobre nós, os nossos antepassados e a nossa HISTÓRIA!
E as vencedoras foram...
Alunas apuradas para a 2.ª fase do concurso Nacional de Leitura:
(Indicam-se as classificações obtidas):
Mariana Marques (7.ºA) - 88,8%
Beatriz Trindade (8.ºA) - 86,1%
Laura Oliveira (8.ºA) - 83,3%
Parabéns e boa sorte para a distrital!
Restantes participantes:
Carolina Semedo (8.ºA) - 80,5%
Rita Carmo (7.ºA) - 80,5%
Ana Mota (7.ºA) - 77,7%
Laura Galão (7.ºA) - 77,7%
Ana Curião (7.ºA) - 72,2%
Margarida Torres (7.ºB) - 69,4%
Rafaela Gomes (7.ºA) - 69,4%
Inês Curvelo (7.ºA) - 66,6%
Todas as alunas tiveram direito a um certificado e a um prémio de participação.
Parabéns!
domingo, 8 de janeiro de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)