Os nossos alunos surpreendem-nos a cada dia que passa. Na comemoração do Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, os alunos do 8.ºB, sob orientação da professora Cecília Simões, conseguiram sensibilizar e emocionar toda a escola com a realização do trabalho que aqui divulgamos. Parabéns!
sexta-feira, 27 de maio de 2011
quarta-feira, 25 de maio de 2011
domingo, 22 de maio de 2011
Nas aulas de Matemática e de Língua Portuguesa, os alunos de 8.º ano dedicaram-se à pesquisa sobre a vida de matemáticos famosos. Divulgamos, aqui, alguns desses trabalhos.
AMPÈRE
AMPÈRE
quarta-feira, 18 de maio de 2011
domingo, 1 de maio de 2011
PARA SEMPRE
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
CARLOS DRUMOND DE ANDRADE
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
CARLOS DRUMOND DE ANDRADE
sábado, 30 de abril de 2011
A bonita vila de Castelo de Vide acolheu, hoje, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. Com a participação de várias escolas do Alto Alentejo, foi uma tarde diferente aquela que se viveu na presença de alunos, pais, professores e de muitos outros elementos que colaboraram na organização desta iniciativa, como é o caso do Município e da Biblioteca Muncipal de Castelo de Vide. Foi nesta biblioteca que teve lugar a prova escrita, realizada por cerca de 30 alunos, do 3.º ciclo e do ensino secundário.
Dirigimo-nos, depois, para o Cine-Teatro da vila, onde algumas alunas da Escola Silvina Candeias nos «brindaram» com momentos de dança que serviram para que os nossos alunos descontraíssem, antes de saberem quem passaria à prova oral. Esta prova era constituída por duas partes: a leitura de um excerto retirado de uma das obras lidas e a apresentação de argumentos para justificar a escolha de um dos livros para oferecer a alguém. Dos seis alunos, de 3.º Ciclo, apurados tivemos o grato prazer de ouvir o nome de uma aluna da nossa escola: a Laura Oliveira passou à prova oral e defendeu muito bem o nome da nossa escola.
Depois das prestações dos doze alunos (seis de 3.º ciclo e seis de ensino secundário),o júri reuniu uma vez mais e, enquanto isso, a Câmara Municipal de Castelo de Vide teve a gentileza de oferecer um lanche, composto por iguarias alentejanas, a todos os participantes e respectivos acompanhantes. Este foi, também, um momento de convívio e de declarações para a RTP, estação que irá divulgar esta fase do Concurso Nacional de Leitura num dos programas «Portugal no Coração» da próxima semana.
Os resultados foram, então, divulgados e a nossa Laura alcançou um honroso 3.º Lugar. Quem sabe ainda nos representará na fase nacional, que terá lugar em Lisboa...
Todos os participantes estão de parabéns pelas suas prestações.
Uma palavra especial de agradecimento à D. Idalina Semedo e à D. Carla Perestrelo que nos acompanharam, enquanto encarregadas de educação.
Dirigimo-nos, depois, para o Cine-Teatro da vila, onde algumas alunas da Escola Silvina Candeias nos «brindaram» com momentos de dança que serviram para que os nossos alunos descontraíssem, antes de saberem quem passaria à prova oral. Esta prova era constituída por duas partes: a leitura de um excerto retirado de uma das obras lidas e a apresentação de argumentos para justificar a escolha de um dos livros para oferecer a alguém. Dos seis alunos, de 3.º Ciclo, apurados tivemos o grato prazer de ouvir o nome de uma aluna da nossa escola: a Laura Oliveira passou à prova oral e defendeu muito bem o nome da nossa escola.
Depois das prestações dos doze alunos (seis de 3.º ciclo e seis de ensino secundário),o júri reuniu uma vez mais e, enquanto isso, a Câmara Municipal de Castelo de Vide teve a gentileza de oferecer um lanche, composto por iguarias alentejanas, a todos os participantes e respectivos acompanhantes. Este foi, também, um momento de convívio e de declarações para a RTP, estação que irá divulgar esta fase do Concurso Nacional de Leitura num dos programas «Portugal no Coração» da próxima semana.
Os resultados foram, então, divulgados e a nossa Laura alcançou um honroso 3.º Lugar. Quem sabe ainda nos representará na fase nacional, que terá lugar em Lisboa...
Todos os participantes estão de parabéns pelas suas prestações.
Uma palavra especial de agradecimento à D. Idalina Semedo e à D. Carla Perestrelo que nos acompanharam, enquanto encarregadas de educação.
Subscrever:
Mensagens (Atom)