sábado, 30 de abril de 2011

Sem Problemas - Março

Resolução 1.º Ciclo
Resolução 2.º Ciclo
Resolução 3.º Ciclo

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Leitura em Família

Durante a Semana da Leitura, e à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, os pais dos nossos alunos quiseram juntar-se à «comemoração» do livro e da leitura e brindaram-nos com momentos de verdadeiro prazer.
No Jardim de Infância do Barulho,a D. Vera, mãe do Manuel Martins, a D. Paula, mãe do Hugo Jacinto, e a D. Lina, mãe da Teresa Marques, encantaram os pequeninos com bonitas histórias de encantar.
No Jardim de Infância de Arronches, a D. Francisca, mãe da Laura, contou a história «Tita, uma coelhinha diferente» e ofereceu marcadores elaborados por ambas; levou, ainda, desenhos para colorir relacionados com a Páscoa. Viveram-se momentos diferentes e muito apreciados por todos os meninos.
No 1.º ano de Arronches, a D. alexandra, mãe da Oriana, leu a fábula "A Rã e o Boi". Para completar a actividade, os alunos ouviram e cantaram uma canção e fizeram uma rã em origami.
Momentos que ficam na memória de miúdos e graúdos. Obrigada a todos os que nos ajudam a formar bons leitores e bons cidadãos.

Leitura em Família

Ainda durante a Semana da Leitura...

Alunos do sexto ano “vestiram” a Figura Mistério: Manuel de Arriaga, o primeiro Presidente da República Portuguesa. Um republicano histórico defensor dos princípios democráticos, um batalhador pela convergência do país em volta de valores tão nobres como a Liberdade, Igualdade e Justiça Social. Tais qualidades foram accionadas nesta actividade lúdico-didáctica, promotora de uma maior consciência nos jovens como futuros cidadãos críticos, activos e responsáveis.
A animação e o despertar do interesse dos alunos para factos, pensamentos, datas e personalidades que marcaram o aparecimento da República em Portugal, refrescaram memórias que nunca se devem esquecer, dando especial atenção às tradições, vestuário e conceitos da época.

Figura Mistério

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Concurso de Poesia Visual

Foram muitos os participantes e foi difícil escolher os vencedores entre tantos trabalhos criativos.
Pela criatividade e respeito pelo tema, destacamos os trabalhos dos seguintes alunos:
1. º Ciclo: Carina Carvalho (4.º ano);
5.º ano: Márcia Aranha;
6.ºA (ex-aequo): Laura Galão; Ana Curião; Inês Curvelo;
Menção honrosa: Pedro Marques;
6.ºB (ex-aequo): Inês Pinheiro, Joana Trindade;
7.ºA: Carina Pimenta;
8.º B: Menção honrosa: Rodrigo Crespo; Fábio Silvestre; Gonçalo Caldeira; Daniel Jacinto;
Congratulamo-nos com a participação coletiva das turmas do 5.ºA do 6.ºA na elaboração de poemas visuais em língua portuguesa e em língua estrangeira (inglês).
Parabéns a todos os participantes.

CONCURSO DE POESIA VISUAL

Boletim Informativo 2.º Período

Boletim Biblioteca

domingo, 10 de abril de 2011

Leituras em Família

Sempre que recebemos a visita de turmas do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, alunos do 2.º e do 3.º ciclo tinham leituras preparadas para todos os meninos. No caso do Pré-escolar, do 1.º e do 3.º ano de Arronches, estes momentos tornaram-se especiais uma vez que escolhemos os irmãos de alunos destas turmas para fazer as leituras. Parabéns ao Miguel Mendes, à Rafaela e ao Manuel Abílio que se portaram à altura! A D. Idalina Semedo, assistente operacional da BE, leu duas histórias muito bonitas às turmas dos seus filhos: «Amigo, Amigão», de Armindo Reis, à turma do 5.ºA e «Anjos de Pijama», de Matilde Rosa Araújo, à turma do 7.ºA. A apreciação positiva, por parte dos alunos, foi evidente quando, no final, pediram «só mais uma!» Fizemos-lhes a vontade.

Histórias Partilhadas

Ao longo da semana, vários foram os momentos de histórias partilhadas. A Laura Galão, a Laura Oliveira, a Carolina Semedo, a Inês Gomes, a Cátia e a Cristiana também contribuíram para a felicidade dos mais pequenos através da leitura de histórias bem interessantes. Os mais pequenos, no final, retribuíam, eles próprios, com leituras muito expressivas. A Jéssica e a Magda prepararam uma divertida «Lição do Tonecas» para apresentar aos colegas do 4.º ano. Na quarta-feira de manhã, a Cristina, uma futura professora (a estudar na Escola Superior de Educação de Portalegre), deslocou-se à nossa escola para contar duas lindas histórias às turmas de 6.º ano. Com duas mensagens muito diferentes, uma mais séria, outra mais divertida, «Um avô inesquecível», de Bette Westera e «O Soldado João», de Luísa Ducla Soares, ficaram, de certo, na memória dos nossos alunos.

«Café com livros» foi o tema da noite. Com a colaboração da Associação de Pais, através da venda de bolinhos e da oferta de um cafezinho a todos os visitantes, o espaço foi pequeno para acolher todos os pais e outros familiares que quiseram assistir às actividades que educadoras, professores e alunos prepararam para apresentar na noite de segunda-feira. Entre poesias, lengalengas e canções, viveram-se momentos mágicos que nos fazem (cada vez) acreditar que os nossos alunos merecem o nosso esforço e empenho na concretização deste tipo de iniciativas.

sábado, 9 de abril de 2011

Decorreu, entre 4 e 8 de Abril, a Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas de Arronches. Como já vem sendo hábito, o Ginásio da nossa escola transformou-se para acolher a festa do livro e da leitura. Com muitos livros, e muitos trabalhos elaborados pelos nossos alunos, o espaço tornou-se verdadeiramente convidativo à visita, à permanência e à leitura. No mesmo local, podiam ser observados trabalhos realizados por alunos, desde o Pré-escolar ao 3.º Ciclo. Revelando dotes artísticos, foram elaboradas verdadeiras obras de arte baseadas em artistas portugueses. Para apreciar! Tendo em conta o tema desta Semana da Leitura LEITURA-ENERGIA-FLORESTA registou-se uma articulação com o Projecto Eco-Escolas através da concretização de diversas actividades, tais como: elaboração de marcadores com «Dicas Ecológicas» para serem oferecidos aos visitantes (alunos, professores e toda a comunidade escolar); oferta de sacos e folhetos sobre poupança energética a todas as pessoas que adquirissem livros; passagem de curtas-metragens sobre meio ambiente, no espaço da Feira do Livro, escolhidas de acordo com a faixa etária das turmas que nos visitavam. Ao longo da semana, no mesmo local, as turmas que nos visitaram tiveram a oportunidade de desenvolver o seu raciocínio lógico de uma forma lúdica; os professores de Matemática foram os responsáveis pela organização de um espaço onde colocaram vários jogos à disposição dos alunos. Aliar as letras à ilustração, ao ambiente e aos números: um objectivo alcançado.