segunda-feira, 4 de março de 2013

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Todos os dias da semana, à hora de almoço, a Biblioteca enche-se de alunos que ocupam este tempinho livre da forma de que mais gostam, e de acordo com aquilo que temos para oferecer. É bem verdade que, por vezes, quando o espaço se torna insuficiente para receber entre 20 a 30 crianças, é difícil dar uma resposta válida a todas elas; mas, nos dias em que, tal como hoje, meninos e meninas cumprem as regras e sabem tirar proveito de todas as atividades, desde a leitura, ao filme, passando pelos jogos... os nossos olhos brilham como os dos pequeninos que nos visitam e é (muito) bom ficar com a sensação de dever cumprido!







SOBE

O SOBE é uma iniciativa da Direção Geral da Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares
É um projeto de Saúde Oral a desenvolver nas Bibliotecas Escolares em parceria com os professores e os alunos do pré escolar e do 1.º ciclo.
Na passada 5.ª feira, a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, professora Teresa Semedo, entregou na nossa escola duas caixas cheias de bons materiais para promover a saúde oral de uma forma divertida. Livros, CD áudio, jogo de cartas, DVD... já se encontram  à disposição de alunos e professores e a nossa biblioteca convida à participação neste projeto.
 
A BE, tem agora (ainda) mais motivos para ser «O» espaço de eleição da hora do almoço.
 





 
 
 
 

 
 Mais informações e materiais em: http://www.sobe.pt/

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Leitores Sonhadores

Ficou comprovado: temos muito bons leitores na nossa escola!
A segunda eliminatória do concurso «Leitores Sonhadores» teve lugar na Biblioteca Escolar e o júri não teve uma tarefa nada fácil. Depois de ouvir uma segunda leitura, para resolver as situações de empate, os alunos vencedores foram os seguintes:
3.º ano: Mariana Curvelo
4.º ano: Maria Eduarda Salgueiro
5.º ano: Rodrigo Velez
6.º ano: Tiago Tavares

Outros participantes (todos tiveram direito a um livrinho e a um certificado de participação):
3.º ano: Diana Crespo; Mafalda Dias; Maria Raquel Trindade
4.º ano: Gonçalo Ludovico
5.º ano: Ana Catarina Trindade; Ângela Conceição; Francisco Figueira
6.º ano: Carina Carvalho; Catarina Andrade; Gonçalo Estalagem.

Júri: Prof. Cremilde Romão (Adjunta da Direção); Prof. Fernanda Pinheiro (Prof. Bibliotecária); D. Idalina Semedo (Assistente Operacional).
Parabéns a todos os excelentes leitores que nos fizeram sonhar nesta tarde (muito) fria.
Boa sorte aos vencedores!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Concurso de Leitura

Leitores Sonhadores

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Uma forma muito bonita de homenagear Manuel António Pina! regulamento_textos_amor_2013
No seguimento da atividade «Voluntário por uma hora», que teve lugar no dia 2 de fevereiro, Dia da Escola, a professora de Educação Moral e Religiosa Católica, sensibilizou os alunos do 1.º ciclo para a dinamização de uma Campanha de Solidariedade, para a qual contamos com a colaboração de toda a comunidade educativa. Doc1
Doc2

Lenda da Nossa Senhora da Luz

 

Dia 2 de fevereiro comemorou-se o Dia da Padroeira da nossa escola e os alunos do 6.º ano ilustraram assim a «Lenda da Nossa Senhora da Luz», nas aulas de Educação Visual:





 
 
 
 
 
 








quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Concurso Nacional de Leitura - 1.ª prova

Teve lugar no dia 9 de janeiro a 1.ª eliminatória do Concurso Nacional de Leitura. Foi recompensador ter uma sala cheia de bons leitores! 18 alunos (do 7.º, 8.º e 9.º anos) provaram ter feito uma leitura atenta do conto «A saga», de Sophia de Mello Breyner.
Mas diz o regulamento que só três podem passar à fase distrital... e as vencedoras foram:
Rafaela Gomes (8.ºA)
Margarida Torres (8.º A)
Laura Oliveira (9.º A)
Parabéns a todos os participantes, todos irão receber um certificado de participação.
Às vencedoras, desejamos que deem o seu melhor na próxima prova para continuarmos a dignificar o nome da nossa escola.

sábado, 5 de janeiro de 2013

novidades janeiro

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Ainda com um leve cheirinho a Natal, mostramos a nossa Biblioteca nos tempos que antecederam esta quadra festiva e damos conta dos vencedores do Concurso de Presépios (que deveriam ser elaborados através do recurso a materiais reciclados), promovido pela BE, em articulação com a docente de Educação Moral e Religiosa Católica e com os docentes de Educação Visual e Educação Tecnológica.
Parabéns a todos os participantes.
Votos de um excelente  2013 para toda a comunidade educativa!


Presépios vencedores:


Manuel Martins - 1.º ano
Íris Gonçalves - 2.º ano
 
Francisco Lampreia - 3.º ano
 
Maria Raquel, Mariana curvelo 3ºano
 
Ana Trindade, Beatriz Correia, Beatriz Trindade, Carolina Fonseca, Ângela Conceição, Leonor Germano - 5º ano
 

Joana Silva, João Moreira, Catarina Grilo - 6ºano

Catarina Pereira, Helena, Laura, Thomas - 9.º ano
 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Deixamos aqui uma «ajudinha» para os alunos que se inscreveram na 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura. Relembrando que a prova terá lugar no próximo dia 9 de janeiro, sugerimos uma visita a estes sites, por conterem informações importantes sobre o conto «A Saga»:
http://www.slideshare.net/lurdesmartins1/8c-trabalho-saga-4318553

http://lp8.webnode.pt/blogue/saga-sophia-de-mello-breyner/

http://asaga.wikispaces.com/Espa%C3%A7o+e+Tempo

http://letrasddj.blogspot.pt/search/label/texto%20narrativo


domingo, 16 de dezembro de 2012

Concurso Nacional de Leitura

CNL prova de escola

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher

Ontem, dia 25 de novembro,foi o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. O nosso agrupamento, através da preciosa colaboração do Posto da GNR de Arronches, promoveu ações de sensibilização sobre este tema nos diferentes anos de escolaridade. A turma do 3.º ano aplicou os conhecimentos na criação de um acróstico, como forma de transmitir conselhos muito importantes. Acróstico

domingo, 25 de novembro de 2012

Concurso presépios
Árvore de Natal reciclada

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

«QUE SUSTO DE CONTO!» Os prémios vão para...

Que susto de conto

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Fantasmas premiados


1.º ano   Autor: Ricardo Fonseca
2.ºano    Autor: Francisco Silvestre
3.ºano     Autora: Maria Raquel
4.º ano    Autora: Vanessa Mouro
5.º ano    Autora: Carolina Fonseca
6.º ano     Autora: Joana Silva
7.º ano   Autora: Susana Figueira
8.º ano       Autora: Ana Curião
9.º ano    Autora: Carina Serra